WORKSHOP DE FADO
  • WORKSHOP DE FADO
  • WORKSHOP DE FADO
  • WORKSHOP DE FADO
  • WORKSHOP DE FADO
  • WORKSHOP DE FADO
  • WORKSHOP DE FADO

WORKSHOP DE FADO

  • Data do Evento: 2016-04-13

Informações do Evento

A Produtora MÁQUINA DE FAZER MALUCO apresenta

WORKSHOP DE FADO

com JOANA REAIS

cantora portuguesa vinda diretamente de Lisboa.

A experiência divertida, emocionante e culturalmente rica que não vai querer perder! Aprenda e sinta tudo sobre Fado.

E depois... não é preciso uma grande voz para ser fadista. Fado é o cantar da alma. Apaixone-se pela sua pureza e paixão e desafie-se a cantá-lo.

CONHEÇA a história

OUÇA os grandes intérpretes

CANTE um fado


Dia: 13/04 (quarta-feira)

Local:
Fundação Ecarta
Av. João Pessoa, 943 - Cidade Baixa, Porto Alegre - RS, 90040-000
Horario: Das 16h as 18h


Sobre:

Duração: 120min

Oficina para um máximo de: 10 a 15 participantes

Público-alvo: todos os interessados na cultura portuguesa, no geral, e no Fado, em particular, desde estudantes, cantores, músicos, atores, encenadores, fotógrafos e demais artistas, profissionais que utilizam a voz como ferramenta de trabalho, escritores, pensadores, professores e público em geral.

Conteúdos Programáticos: :

: História e Origem do Fado em Portugal, suas teorias e lendas, poesias e poetas, a par com uma contextualização do estilo musical na atualidade; 

: Audição dos vários tipos de Fado, variantes regionais e seus diferentes intérpretes; 

: Técnica Vocal aplicada ao Fado: ::: respiração, articulação, dicção, afinação, interpretação; 

: Exploração de exemplos práticos em grupo e/ou individual, com músicos a acompanhar.


JOANA REAIS uma biografia na 1ª pessoa

“O meu nome é Joana Reais e sou nascida e criada em Lisboa. Sou comunicativa e extrovertida por natureza e imagino-me nos palcos desde muito nova. Tenho alma lusitana e africana, e é da minha avó moçambicana que me vem o gosto pelas cantorias, já que ela se punha a cantar por cima da Maria Callas na rádio e a rua parava para a ouvir. Uma das recordações de infância que nunca me esqueço, é a de inventar mil e um espectáculos que passavam por imitações, publicidades, números de dança e muita música. Era uma animação – às vezes animação a mais! – e o meu Pai (que sempre incentivou a carreira artística da filha) por vezes convidavame a cantar na varanda... e a só voltar quando o espectáculo tivesse terminado.

Sou Licenciada em Jazz&Vocal Performance pela Escola de Jazz do Hot Club de Portugal com convênio com o Conservatorium van Amsterdam, na Holanda, e Mestre em Artes Performativas, especialização Teatro-Música, pela Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa e tem sido na worldmusic que tenho dado os passos mais ousados na minha carreira. Descobri o Fado após o contacto com o grande músico, compositor e guitarrista Múcio Sá, que diz que lhe faço lembrar a voz da fadista Maria Alice. Com o fado, mas também com o flamenco, mornas, jazz e blues, tenho dado a conhecer a música e a cultura portuguesas por vários países, tais como Espanha, França, Holanda, Alemanha e Brasil, tendo culminado, em 2015, com o lançamento do meu álbum de estreia: «a Lisboa», homenagem à cidade que me viu nascer. Há quem diga que é necessário viajar para fora cá dentro, e, de facto, em todo os meus caminhos, viajo sempre dentro do meu fado, tal como escreve o letrista português Paulo de Carvalho: «Trago um fado no meu canto Na minha alma vem guardado Vem por dentro do meu espanto À procura do meu fado».”